Botão Teste

Projeto AquaSmart

O projeto AquaSmart – Estratégias Inovadoras para Manejo e Recuperação de Ecossistemas Aquáticos para Abastecimento da Indústria de Óleo e Gás integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Petrobras e está sendo desenvolvido pela equipe SIMOA. Iniciado em fevereiro de 2024, o projeto foca nos desafios críticos da região da Lagoa de Ibirité-MG, que desempenha papel vital no abastecimento de água para as instalações da REGAP e da IBIRITERMO. A restauração desse ecossistema, bem como a garantia da qualidade e da disponibilidade da água, são cruciais não apenas para a operação dessas instalações, mas também para a redução dos riscos ao ecossistema, à biodiversidade local e à comunidade circundante.

O Desafio na Lagoa de Ibirité

Assoreamento, eutrofização, ocupação desordenada, descarga de efluentes, crescimento de macrófitas e outras pressões antrópicas estão historicamente associados ao uso do reservatório. Portanto, desenvolver e aplicar estratégias inovadoras para o diagnóstico, o gerenciamento e a restauração desse ambiente são aspectos igualmente importantes. Para isso, o AquaSmart contemplará toda a área de contribuição da bacia, visando ao diagnóstico da qualidade da água, do metabolismo ecossistêmico, da capacidade de autodepuração, do aporte de nutrientes, bem como ao monitoramento, controle e remediação de macrófitas e à dinâmica de sedimentos.

Proposta AquaSmart

Nossa Abordagem em 6 Etapas

Etapa 1: Diagnóstico

  • Diagnóstico do estado de eutrofização e assoreamento da Lagoa.
  • Identificação do uso e ocupação do solo na bacia.

Etapa 2: Dinâmica e Manejo

  • Estudo de cenários de autodepuração.
  • Estudo da dinâmica dos sedimentos.
  • Estratégias para dragagem.

Etapa 3: Hidrodinâmica e Riscos

  • Avaliação hidrodinâmica da influência da lagoa a jusante.
  • Estratégias para redução de risco associado.

Etapa 4: Tecnologia e Controle

  • Tecnologias de monitoramento inteligente e sensoriamento remoto no modelo decisório para manejo e controle da macrófita.

Etapa 5: Análise e Stakeholders

  • Análise sistêmica e integração com os stakeholders.

Etapa 6: Saúde do Ecossistema

  • Avaliação Integrada da Saúde dos Ecossistemas com artrópodes bioindicadores.
  • Avaliação do potencial do entorno na saúde ecossistêmica e proliferação de vetores.

AquaSmart em Números

Infográfico animado do projeto AquaSmart

Nossa Missão

Por meio da identificação criteriosa dos fatores de pressão preponderantes na área de estudo, da adoção de uma abordagem adequada de manejo, da gestão eficaz de riscos e da aplicação de técnicas avançadas para a recuperação de lagos urbanos, este projeto almeja oferecer soluções duradouras, multidisciplinares e abrangentes aos stakeholders, que contribuam efetivamente para a formulação de políticas públicas. O AquaSmart busca estabelecer uma conexão profunda entre a sociedade e os desafios inerentes à sustentabilidade e à governança ambiental na indústria de óleo e gás.

Acompanhe o Projeto