O projeto AquaSmart – Estratégias Inovadoras para Manejo e Recuperação de Ecossistemas Aquáticos para Abastecimento da Indústria de Óleo e Gás integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Petrobras e está sendo desenvolvido pela equipe SIMOA. Iniciado em fevereiro de 2024, o projeto foca nos desafios críticos da região da Lagoa de Ibirité-MG, que desempenha papel vital no abastecimento de água para as instalações da REGAP e da IBIRITERMO. A restauração desse ecossistema, bem como a garantia da qualidade e da disponibilidade da água, são cruciais não apenas para a operação dessas instalações, mas também para a redução dos riscos ao ecossistema, à biodiversidade local e à comunidade circundante.
Assoreamento, eutrofização, ocupação desordenada, descarga de efluentes, crescimento de macrófitas e outras pressões antrópicas estão historicamente associados ao uso do reservatório. Portanto, desenvolver e aplicar estratégias inovadoras para o diagnóstico, o gerenciamento e a restauração desse ambiente são aspectos igualmente importantes. Para isso, o AquaSmart contemplará toda a área de contribuição da bacia, visando ao diagnóstico da qualidade da água, do metabolismo ecossistêmico, da capacidade de autodepuração, do aporte de nutrientes, bem como ao monitoramento, controle e remediação de macrófitas e à dinâmica de sedimentos.
Por meio da identificação criteriosa dos fatores de pressão preponderantes na área de estudo, da adoção de uma abordagem adequada de manejo, da gestão eficaz de riscos e da aplicação de técnicas avançadas para a recuperação de lagos urbanos, este projeto almeja oferecer soluções duradouras, multidisciplinares e abrangentes aos stakeholders, que contribuam efetivamente para a formulação de políticas públicas. O AquaSmart busca estabelecer uma conexão profunda entre a sociedade e os desafios inerentes à sustentabilidade e à governança ambiental na indústria de óleo e gás.
